Há bastante tempo que não escrevia no meu blogue. Só me apercebi disso quando uma aluna de RPM me questionou, "quando volta a escrever no seu sítio?". "É hoje", disse eu para mim... e então aqui vai.

Está na hora de começar a preparar o Verão. Já se sente isso na afluência às aulas nos ginásios, nas conversas de corredor: perder kilos, ganhar músculo, barriga a mais, rabo a menos. E depois a minha pergunta, "Qual o plano que estás a seguir para conseguires o teu objectivo? E durante quanto tempo tens de seguir esse plano?".

A resposta é sempre qualquer coisa como "Huhhhh... plano? Hum, então, faço Pump para ganhar músculo, RPM para o rabo e como sopa ao almoço e jantar para perder peso."

Haaaa...Certo. Hummm...nah. Errado! :-)

É importante, antes de nos preocuparmos com os detalhes, ter Regras Básicas que são os nossos pilares em cima dos quais construímos tudo o resto. Não valem a pena quaisquer outras regras se as básicas não forem cumpridas.

Vou ajudá-la(o) a organizar as ideias estabelecendo aqui 5 Regras Básicas para os seus objectivos, que possa seguir sem ter de fazer muitas contas de cabeça.

Depois de cumprir estas, pode ter outras - existem vários artigos neste blogue que pode utilizar.
Mas primeiro estas. Continue a ler...

Regra básica #1 - Para ganhar músculo, treine como um culturista
Se é homem, isto é algo natural, é suposto os homens terem músculo e para isso sabem que têm de treinar como os campeões de culturismo. Mas se é mulher também! Deixe os preconceitos de lado. Não há outra forma de ganhar músculo. E o rabo é músculo. As pernas torneadas são músculo. Os abdominais fortes e os ombros poderosos também.

Descanse, não ficará como um Mr. Músculo do dia para a noite. Leia este artigo fantástico sobre treino de força para mulheres e inspire-se !

Regra básica #2 - Para aumentar o metabolismo, treine no limite
Deixar de comer não é uma boa técnica para perder peso. Porquê? Porque o corpo compensa a falta de calorias baixando o metabolismo em 10%, 20% ou até 30%. Em vez de comer menos, obrigue o seu corpo a gastar mais, invertendo a equação e aumentando o seu metabolismo na proporção inversa. Quando o conseguir nunca terá gasto tantas calorias a ver o Dr House.

Como fazer isto? Faça regularmente (2 a 3 vezes por semana) treino intervalado de alta intensidade, como o RPM (BodyPump é fantástico mas não se enquadra nesta categoria, sorry...).
Para saber se está a treinar na zona certa de intensidade, e os resultados dependem disso, compre um cardio-frequencímetro e use-o nas aulas. Existem alguns modelos baratos e eficazes na Decathlon ou SportZone mas escolha um que mostre a batida cardíaca em % do máximo - pergunte ao vendedor. Use o cardio-frequencímetro para garantir que a sua batida cardíaca máxima atinge picos de +90% durante os minutos de esforço máximo: faixas 3, 5 e 7 no RPM.

Leia este outro artigo sobre o EPOC e perceba a lógica por detrás do treino intervalado. É um treino duro se for feito correctamente, mas a injecção de endorfinas e os resultados compensam o esforço. É viciante a todos os níveis!

Regra básica #3 - Para perder gordura, coma melhor
Ora aqui vai: perder peso e perder gordura são coisas diferentes. Ponha isso na cabeça e desvalorize de uma vez por todas os kilos e a balança. É possível perder peso e continuar gordo e é possível, até bastante provável, ganhar peso e perder gordura. Uma funciona independente da outra, provavelmente até já sabe que o músculo pesa mais que a gordura.

Esta é das maiores e mais enigmáticas paranóias colectivas que eu assisto, dentro e fora dos ginásios. Foque-se naquilo que você quer: perder gordura. Mentalize-se: ao ficar mais magra poderá ganhar peso porque tem mais músculo. Não é a balança que manda, são as calças e o espelho. Não significa que fique mais pesada, apenas significa que isso não é o que deve medir.

Comer para perder gordura é fantástico porque provavelmente irá comer mais do que faz actualmente. Quer saber como fazer? Leia este artigo sobre controlo de peso que escrevi há alguns meses.

Regra básica #4 - Não existem atalhos, questione tudo o que lê e ouve
Todos os dias nos chegam dicas e conselhos e estudos e soluções milagrosas. Não acredite sem questionar e investigar por si. Pesquise no Google, troque impressões com o seu PT ou deixe-me uma mensagem. Não existem soluções milagrosas, caminhos fáceis ou técnicas infalíveis.

Algo que é normalmente do domínio das revistas femininas por vezes contagia até publicações de qualidade. Duvide sempre. Compare e confronte. Se parece bom de mais para ser verdade, normalmente é. Veja aqui um exemplo de como desmontar um artigo de uma revista de qualidade, e saiba que o conhecimento técnico informado é mais poderoso que qualquer artigo de revista cor-de-rosa.

Em caso de dúvida (ou persistência dos sintomas), fale com o seu PT. Se não tiver PT, pergunte-me a mim. Ou a alguém que tenha conhecimento técnico. A sua amiga não tem esse conhecimento, muito provavelmente o que ela sabe leu na última edição da Happy. "A César o que é de César"...

Regra básica #5 - Divirta-se, ser fit é um estilo de vida
O Dalai Lama diz, "Não existe caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho". Se você é feliz sendo fit, então tem de ser feliz no que faz diariamente para o conseguir. Faça do ginásio a sua rotina, como ir trabalhar. Comer saudável e biológico é um hábito que contagia positivamente os outros, comprometa-se com isso para a vida.

Pessoas saudáveis e fit são mais felizes, faltam menos ao trabalho, são mais concentradas durante mais tempo e produzem mais e com mais qualidade. Estão habituadas a conquistar e a superar-se. Adoecem muito menos e recuperam mais rápido. Sorriem mais, sentem-se mais bonitas, fazem sexo mais vezes, durante mais tempo e em posições mais atléticas.

Para se motivar até pode ler alguns artigos neste blogue de pessoas a quem o "Fitness Mudou a Minha Vida", mas o testemunho vivo das pessoas que passam por isso é sempre a melhor prova de todas. Fale com algumas, estão por todo o lado, no balneário, na bicicleta ao lado da sua na aula de RPM. Pergunte-lhes como fazem, como era antes e o que ganharam depois.


E pronto, 5 dicas chegam. Mais que isso e já não são "básicas". Agora só tem de as colocar em prática, se necessitar de ajuda eu estou disponível. Ajude-me a mudar o mundo, uma pessoa de cada vez. Junte-se à tribo. :-)

"Knowing the path and walking the path are two different things." - The Matrix

Kia Kaha !
Pedro.